educação, Sem categoria

É possível conciliar trabalho e estudo para concursos? Saiba!

Por Saulo Moreira. Atualizado 31/01/2019 12:30


Nos tempos recentes, em que vivemos períodos de difícil economia e oportunidades de emprego escassas, nada mais coerente do que procurar se especializar para se favorecer no mercado de trabalho. O único problema é que, devido à crise econômica, também é cada vez mais comum as pessoas terem a necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, pois precisam arcar com suas próprias despesas, por mais que ainda sejam jovens e tenham os pais para ajudá-los.

http://bit.ly/2GGJEHI

Por outro lado, há ainda aqueles que já constituiriam família e precisam sustentá-la com o salário de seu trabalho. Mas, ao mesmo tempo, procuram se especializar por meio dos estudos para crescer profissionalmente e adquirirem maiores salários para melhorarem de vida. Porém, até chegar à fase da bonança, a maioria passa pela fase da tempestade, que é conseguir conciliar trabalho e estudo. Muitos não conseguem arcar com esse tipo de carga porque não conhecem planos de estudo e estratégias que possam ajudá-los a obter sucesso nessa empreitada.

Devido a isso, elaboramos esse post com objetivo de auxiliar aqueles que precisam obter sucesso tanto no trabalho quanto no estudo, a fim de alcançarem um patamar profissional mais elevado por meio da qualificação profissional adquirida através dos estudos. Se você conseguir conciliar seu trabalho com os estudos, certamente avançará e, por meio disso, sua qualidade de vida melhorará.

http://bit.ly/2ztUWwO

Sendo assim, não deixe de conferir as nossas dicas sobre como conciliar, da maneira devida, sua carga horária destinada ao emprego e seu tempo de estudo, para que você possa ter sucesso nas duas partes! Não deixe de conferir!

  1. Saiba Administrar Seu Tempo:

Para quem trabalha e estuda, tempo é uma ferramenta extremamente preciosa! Por isso, todo o tempo de estudo e trabalho deve ser bem planejado e estabelecido, pois assim você consegue traçar melhor seus objetivos de estudo e até mesmo aprender de forma mais clara.

http://bit.ly/2xHi5e1

Geralmente, àqueles que precisam conciliar duas atividades tão árduas, estabelecer rotina e horário é tudo. Considerando alguém que trabalha oito horas por dia, o estabelecimento de três ou quatro horas diárias para estudar – alternando entre duas disciplinas por dia e também exercícios de uma dessas matérias – são essenciais para estabelecer o devido conhecimento pragmático das disciplinas estabelecidas.

Se você dispõe de quatro horas diárias de estudo, pode escolher uma das matérias para estudar durante uma hora e meia. Depois disso, a segunda matéria pode ser estudada em mais uma hora e meia. Faça um intervalo de quinze minutos e realize exercícios de uma das matérias estudadas por mais quarenta e cinco minutos.

http://bit.ly/2HQKfcN

Contudo, se você tem apenas três horas diárias de estudo, escolha uma matéria para estuda mais tempo do que a outra. O mais indicado é que você se dedique mais a matérias em que apresenta maior dificuldade, e apenas revise a teoria e pratique as matérias em que possui maior facilidade.

Desse modo, você pode estudar uma hora e quinze minutos para a matéria mais difícil, e separar também uma hora para uma matéria considerada mais fácil. Entre as duas matérias, faça um intervalo de quinze minutos, e então pratique exercícios durante meia hora sobre a disciplina mais complicada.

http://bit.ly/2C4gXUO

O mais importante sobre administrar o tempo de estudo é seguir a risca a rotina estabelecida. Estude fielmente o número de horas estabelecidas, sendo três, quatro ou outras quantidades de horas. Ao sentar para estudar, não fique enrolando, mas comece a estudar na hora pré-determinada, faça os intervalos estabelecidos e o mais importante: saiba quando parar!

Uma boa dica diz respeito à marcação de hora em um cronômetro. Assim que começar a estudar, ponha o cronômetro para tocar, e também coloque o relógio para despertar na hora do intervalo ou quando se deve trocar de matéria. Quanto à pausa entre as disciplinas, não a prolongue demais! Quinze minutos é o tempo ideal para ir ao banheiro, comer alguma coisa e desvirtuar um pouco a mente. Terminado esse tempo, foque outra vez e volte a estudar com a mesma força de vontade.

http://bit.ly/2DBoCXx

Já que você trabalha e estuda, o jeito de recuperar o tempo perdido do estudo enquanto trabalha é sacrificar seus dias de semana. Infelizmente, para conseguir alcançar aqueles que não trabalham e tem o dia todo para estudar, você precisa utilizar seus dias de semana. Isso não significa que você deve ficar todo o final de semana estudando sem parar! De fato, pode até mesmo diminuir a carga de horas que deve estudar no Sábado e Domingo. Aproveite para dormir mais horas, durma até um pouco mais tarde, acorde relaxado e então comece a estudar.

Para que você não sacrifique todo o seu final de semana, você pode começar logo depois de acordar e tomar café, marcando três ou quatro horas no relógio. Passado esse tempo, você terá todo o resto do dia para relaxar e se divertir, esquecendo as dificuldades de se conciliar trabalho e estudo!

http://bit.ly/2rqsZle
  1. Saiba a hora de parar de estudar!

Assim como hora de estudar serve apenas para estudar, suas horas vagas não devem ser passadas estudando! Nosso corpo humano apresenta um pré-determinado nível de concentração máxima diária, o que influencia em sua capacidade de assimilar dados e conteúdos estudados por dia. Por isso, principalmente para aqueles que gastam energia não só física, mas principalmente mental com a carga horária trabalhista, é importante ter um tempo de descontração para aliviar a mente. Disponibilize tempo para sua família, amigos e para si mesmo.

Nos finais de semana, apesar de também precisar estudar, procure sair de casa e marcar algum programa com os amigos em um ambiente diferente da sua área de estudos. Vá ao cinema, faça compras no shopping ou organize qualquer outra atividade que faça a sua mente pensar em assuntos que não envolvam fórmulas, conjugações verbais e conteúdos decorados.

http://bit.ly/2roGGBg

Contudo, ainda que a diversão seja importante, tudo tem um limite! Não durma muito tarde, e procure tirar de oito a dez horas de sono durante os finais de semana, pois você não conseguirá dormir tanto tempo durante os dias úteis. As horas que dormimos também são importantíssimas para a assimilação do conteúdo já estudado, pois as sinapses realizadas por nossos cérebros durante o sono REM nos ajudam a memorizar melhor os assuntos, além de também precisarmos dessas horas para, simplesmente, descansar mais.

Então, não fique até tarde na noitada e procure não se embebedar, pois nada pior do que estudar com ressaca no dia seguinte!

http://bit.ly/2swXx5n

Considerando o entretenimento necessário para descontrair as horas de trabalho e estudo, faça seu cronograma baseando-se na quantidade de tempo livre que necessita, e não o contrário! Estabeleça um plano de estudos, o siga fielmente, e não se esqueça de relaxar! Se você pular a parte da diversão e descontração, não vai conseguir assimilar nada da maneira correta. A diversão é essencial para o aprendizado!

  1. Não perca a motivação:

Não se permitir desanimar é chave de todo o sucesso. Ao trabalhar e estudar, o cansaço e enfado com certeza serão maiores do que em quem só trabalha ou estuda. Sendo assim, o desânimo e a vontade de desistir te tentarão mais do que a qualquer outro, e você deve resistir a essa tentação! Não se deixe desanimar por nada.

http://bit.ly/2sGbYmP

Se você por acaso estuda sozinho, ou faz aulas em cursinhos, mas deseja ter mais alguma outra fonte de aprendizado, procure vídeo aulas que tirem suas dúvidas como nenhum professor faz! Se achar que não entende muito bem alguma disciplina, procure em diversos sites na internet, converse com algum especialista na área e veja exercícios resolvidos e comentados da matéria em que tem duvida em diferentes sites de busca.

Acima de tudo, conte com os verdadeiros amigos em momentos difíceis como dificuldades com a disciplina e conciliação com o trabalho. Afinal, nunca dissemos que estudar sozinho é a melhor opção! Portanto, não tenha medo de organizar grupos de estudos com seus companheiros de classe e até do trabalho que também tenham o mesmo objetivo com você.

http://bit.ly/2HleFiZ

Permaneça com aqueles que te ajudam a mirar em seu objetivo, que contribuam para seu engrandecimento, tanto em nível profissional quanto de estudo. Todos esses fatores lhe ajudarão a permanecer motivado, empenhado e bem focado em alcançar seu objetivo com os estudos!

Para concluir, essas foram as dicas que separamos para ajudá-lo a conciliar trabalho e estudo. Sabemos que pode ser uma tarefa bem difícil e complicada, e que muitos não chegam a conseguir desempenhar as duas funções com excelência. Mas, sabemos também que isso não é possível!

http://bit.ly/2GGJEHI

Através de muito empenho, esforço, determinação e descontração nas horas certas, você conseguirá alternar sua mente no trabalho e estudo de forma coerente e sábia, sabendo estabelecer suas diferentes prioridades nas horas corretas, e então obter sucesso nos estudos.

Esperamos que corra tudo bem, e boa sorte no trabalho e nos estudos!


Anúncios

Um comentário em “É possível conciliar trabalho e estudo para concursos? Saiba!”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.