Sem categoria

Concursos Abertos – 22 editais, mais de 4 mil vagas. (ATUALIZADO!)

 

safe_image

http://bit.ly/2I4ofvK

Número de concursos abertos volta a aumentar no Brasil

Devem ser abertas 162 mil vagas esse ano; para ter sucesso, é preciso foco nos estudos

Uma dica importante é escolher uma área e focar estudos nela (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

Depois de dois anos em baixa, o número de vagas em concursos públicos pelo Brasil voltou a subir em 2018. A chance da estabilidade em meio à crise seduz, mais do que nunca, brasileiros de várias idades. Para se dar bem, no entanto, é preciso foco naquilo que você deseja.

Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), 2018 deve bater a marca de 162 mil vagas em concursos públicos pelo País. O número é mais que o dobro das 79 mil disponibilizadas no ano passado e maior que as 100 mil abertas em 2016, de acordo com balanço da entidade.

Ainda de acordo com a associação, em 2015 e 2016 houve um queda da verba orçamentária para concursos o que, além de diminuir as vagas, desestimulou muita gente.

“Esse ano foi um ano com muitas vagas, sobretudo na área de segurança pública. Praticamente todos os estados abriram concurso para delegado de polícia. A gente já imaginava isso, fazendo uma análise da lei de diretrizes orçamentárias”, explica Marco Antônio Araújo, presidente da Anpac.

Aposta

Quase 15 anos depois de se formar em Jornalismo, Carolina Fassina começou o curso de Direito com um único objetivo: passar no concurso para tabelião, considerado um dos mais difíceis e concorridos.

“Estou terminando a faculdade, fazendo uma pós-graduação no tema e já venho prestando concursos desde o segundo ano”, revela. Aos 38 anos, casada e mãe de dois filhos, ela garante que não se importa sequer de mudar de estado. “Agora vou prestar mais três que vão abrir”, diz.

Responsável pelo blog de A Tribuna Eu Estudo Certo, a especialista Martha Vergine afirma que a procura por concursos públicos vem aumentando, principalmente, entre pessoas mais velhas.

“Com 35, 40, 45 anos, por exemplo, elas começam a ver no concurso uma nova perspectiva. Pela instabilidade e pela crise, até mesmo quem já trabalha vê uma chance de melhorar de vida”, avalia.

Exemplo

É o caso do relações públicas Cristian Alves. Ele trabalha dentro de sua área, como funcionário público comissionado, mas busca a tão sonhada estabilidade no emprego, mesmo que em outra cidade.

“Recentemente, tentei uma vaga na Câmara de Sumaré. Com o salário de R$ 7 mil a gente pensa em conquistar algumas coisas na vida”, diz ele.

O presidente da Anpac explica que, na maioria das vezes, o Poder Público oferece rendimentos bastante atraentes. “Comparando com a iniciativa privada, alguns cargos pagam um salário até 30% ”, diz Marco Antônio Araújo.

Dicas

Quer passar em concurso? Então fique atento à dica da especialista. Na opinião de Martha Vergine, a idade do candidato não pesa contra nem a favor. “Os mais velhos têm a maturidade como vantagem. Por outro lado, vivem a dificuldade de tempo, porque muitos já têm filhos. Os mais novos sofrem com a ansiedade, mas podem se dedicar mais aos estudos”, compara.

Na opinião dela, o que faz a diferença é mesmo a área de atuação. “Abriu um concurso, todo mundo corre. As pessoas não estão indo por aptidão, mas pela possibilidade”. Isso está errado, explica Martha. Ela usa como exemplo o último concurso para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que abriu 800 postos de trabalho e havia 1,5 milhão de inscritos, ou seja, 1.875 candidatos por vaga. Segundo a especialista, os interessados devem focar em uma área de atuação.

“Os editais não são parecidos. As pessoas não têm tempo para se preparar, gastam dinheiro e não passam. Se eu fizer concurso para banco, as matérias nada têm a ver com a carreira policial”, exemplifica.

 

 

download

http://bit.ly/2jfK6l0

 

 

 

 

Anúncios